Programas e Personagens Infantis

 

FOFÃO
fofao Fofão é um ser alienígena oriundo de um planeta chamado "Fofolândia". No programa Balão Mágico, da Rede Globo, Fofão fez sua primeira aparição em 1983.
Inicialmente o Fofão não falava, ele só emitia sons que eram traduzidos pela Simony (na época com 05 Anos) de idade com o tempo Fofão ganhou voz e cada vez mais caia no gosto da criançada onde o programa foi tendo mais espaço Ao lado de da Turma do Balão Mágico ( Tob - Simony e Mike ) em 1985 entra o Jairzinho na Turma do Balão e o programa vai até 1986. Com o fim do programa na TV Globo o personagem já muito famoso, foi convidado para apresentar um programa próprio na TV Bandeirantes 1987 à 1989 chamado de TV FOFÃO, o programa seguiu o mesmo formato dos infantis da época, com apresentação de desenhos musicais e pequenas encenações de humor com grande um índice . O TV FOFÃOfofao-2 como já se esperava tornou-se um dos grandes índices de audiência da emissora, retornou a Rede Bandeirantes de 1994 à 1995 onde recebia 60 kilos de cartas por semana.
O personagem Fofão teve vários produtos vinculados a ele: Bonecos ( Com mais de 4 milhões vendidos) - confecções - calçados - brinquedos - revistas em quadrinhos(gibis), revista de figurinhas, shampoo, bombons, 02 compactos ( sendo eles vinculado a um produto comercial foram vendidos 2 milhões de cópias), -7 Lps, 01 Cd rom – Educativo com Cantigas de Roda e Jogos Infantis. Foram feitos 08 Clips Musicais e vários vídeos somente para a televisão “As Aventuras do Fofão”.
Em 1988 Fofão lançou também 01 Filme longa metragem exibido em cadeia nacional e no exterior e hoje se encontra também em DVD “ A Nave sem Rumo”.
Quer lembrar um pouco do Fofão ? veja o vídeo abaixo :


BOZO
bozo Alô criançada o bozo chegou… Quem tem por volta de 30 anos, com certeza ouviu muito esta musiquinha nas manhãs do SBT. No entanto, o que muita gente não sabe é que Bozo é uma criação do produtor americano Alan Livingston. Em 1946 surgiu o palhaço Bozo, que estreou no álbum “Bozo ate the circus”, que se tornou um grande fenômeno de licenciamento e programa de televisão. Nesta época Bozo fez muito sucesso na televisão americana, Larry Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpretá-lo, em diferentes canais locais que exibiam Bozo nos EUA. Outro ator que interpretou o personagem nos Estados Unidos foi Bob Bell, que foi o Bozo por 25 anos. Quando o palhaço era interpretado por Willard Scott, o seu programa fazia merchandising para a lanchonete McDonald’s, mais tarde o McDonald´s criou seu próprio personagem Ronald McDonald, e Willard Scott (que era o Bozo) passou a interpretá-lo.Bozo sorri
O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de TV em 40 países, entre eles, o Brasil, onde tornou-se muito popular, sendo exibido pela TV Record (de 1980 a 1981) e pelo SBT (de 1981 a 1991). O comediante Wandeko Pipoca foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro.
Com o sucesso do personagem, outros atores - Manoel Duarte, luís Ricardo, Caio Machado, Diego Três, André Peixe, Charle Myara, Marcos Pajé, Edílson Oliveira da Silva e Arlindo Barreto, foram contratados para o papel no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora. Outros palhaços interpretaram Bozo em shows pelo país. Personagens adicionais foram criados no programa, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Roni Cócegas) e Salci Fufu, este último vivido por Pedro de Lara.  programa Bozo terminou em 1991 com a morte de Décio Robertoo, o último ator a encarnar Bozo no Brasil. Com a extinção do Programa, Arlindo Barreto passou por problemas derivados do uso de drogas ilícitas. Depois, tornou-se pastor. o dia 14 de Março de 2009, faleceu Alan Livingston, criador do palhaço, aos 91 anos. Em julho de 2008, Larry Harmon havia falecido, aos 83 anos.

 


VOVÓ MAFALDA
vovomafalda23 Quem não se lembra da Vovó Mafalda? Personagem engraçada da década de 80 que animava a criançada em um programa infantil no Canal SBT todas as manhãs.
Vovó Mafalda foi um personagem interpretado por Valentino Guzzo (pai da cantora Beth Guzo), criado pelo SBT para participar do programa infantil do Bozo na década de 1980. O personagem apresentou ainda os programas Sessão Desenho, Do Ré Mi e Sessão Desenho no Sítio da Vovó na década de 1990 da mesma emissora. Sua última aparição foi no programa Desenhos da Vovó apresentado na Rede Record em 1998.
Fez até musicas, delas 4 de muito sucesso como Domingo No Parque, Eu Vou Viajar, O Charme da Vovó e o super hit Tumbalacatumba… Essa última era d+...

 


BALÃO MÁGICO
balaomagico_g Balão Mágico foi um programa infantil da Rede Globo apresentado pelos membros do grupo musical infantil brasileiro Turma do Balão Mágico entre 1983 e 1986. Teve como primeira diretora Rose Nogueira.
A apresentação do programa começou com Simony, Fofão (Orival Pessini) e Cascatinha (Castrinho), logo acompanhados de Tob (Vimerson Cavanillas), Mike (Michael Biggs, filho de Ronald Biggs), Jairzinho (Jair Oliveira), Luciana e Ricardinho.
O programa teve altos índices de audiência. Em meados de 1986 foi substituído no horário pelo Xou da Xuxa.
O programa também foi responsável pela exibição de boa parte dos desenhos animados da década de 80.Balao_Magico
O grupo Turma do Balão Mágico lançou 5 álbuns epônimos, sendo uma das maiores bandas infantis da história do Brasil. Emplacou muitas músicas de sucesso, sendo as mais famosas Amigos do Peito, Superfantástico e Ursinho Pimpão. Outras músicas que ficaram na lembrança foram Baile dos Passarinhos, É Tão Lindo, Se Enamora, Tia Josefina, Barato Bom é da Barata e Tic-Tac.
Uma dos principais destaques do Balão Mágico foram às participações especiais, como Djavan (Superfantástico), Baby Consuelo e Pepeu Gomes (Juntos, Mãe, Me Dá Um Dinheirinho e Um Raio de Sol), Roberto Carlos (É Tão Lindo), Erarmo Carlos (Barato Bom É Da Barata) e Fábio Jr (Somos Amigos (Amigos do Peito). Além disso, participaram parcialmente personagens do elenco do programa Balão Mágico da TV Globo, como: Fofão (Dia de Festa) e Cascatinha (Castrinho - Tic Tac).
Em 1988 surgia uma nova formação do grupo, intitulada A Nova Turma do Balão Mágico, com as gêmeas Natanna e Tuanny (filhas da cantora Adriana) e Rodrigo, irmão de Vanessa, do grupo Trem da Alegria.


TREM DA ALEGRIA
trem da alegria 03 O Grupo começou em 1984, apenas com Luciano Nassyn e Patrícia Marx, quando a dupla gravou o disco Clube da Criança com Xuxa e Carequinha. A dupla estourou no Brasil todo com as músicas Carossel da Esperança e É de Chocolate.
Em 1985, já formavam um trio incluindo Juninho Bill, e finalmente Trem da Alegria lançou seu primeiro LP, com muitas participações especiais e dois sucessos estrondosos: Dona Felicidade (com Lucinha Lins) e Uni, Duni, Tê (com The Fevers).
No ano seguinte, 1986, o grupo aumentou com a entrada de Vanessa e veio o apogeu do grupo. São do segundo disco duas músicas que viraram trilha sonora obrigatória das festas infantis: He-Man e Fera Neném, com Evandro Mesquita fazendo um dueto com Juninho Bill.
Em 1987 Patrícia deixou o Trem da Alegria (reaparecendo mais tarde em carreira Trem_da_alegria solo,como Patrícia Marx), mas o sucesso do grupo chegou ao ápice com Piuí Abacaxi (com participação de Xuxa), Orquestra dos Bichos e Thundercats.
Em 1988 houve a entrada de Amanda Acosta. O grupo foi reformulado, com a saída de Luciano e Vanessa.
A formação a partir de 1989 passou a ser: Juninho Bill, Amanda Acosta e o novo integrante, Rubinho, que ficaram até o fim do grupo, em 1992. Com a última formação o grupo conquistou 3 discos de ouro e 2 de platina e se apresentou por todo o país e na África.
No LP de 1988 a banda continuava no auge, com o sucesso das músicas Iô-Iô, Pra Ver se Cola e Xa Xe Xi Xo Xuxa. Porém, em 1989, a banda só emplaca um sucesso considerável, Jaspion-Changeman. Com o lento declínio do gênero musical infantil devido a vários fatores, como o surgimento de novos gêneros (lambada e outros), o Trem da Alegria vê seu sucesso começar a esvair-se lentamente. O disco de 1990 pode ser considerado um dos mais fracos. Em 1991 a banda ainda emplaca dois sucessos consideráveis, Lobisomem e Tartaruga Ninja, mas os tempos eram outros e a música infantil havia sido relegada a segundo plano. Em 1992, com os integrantes se tornando adultos, a banda ainda emplacou mais um sucesso, a música Alguém No Céu que fez parte da trilha sonora da novela das oito, De Corpo e Alma. Logo depois a banda é encerrada, lançando seu último LP.

 


PIRLIMPIMPIM
pirlimpimpim Pirlimpimpim foi um especial exibido pela Rede Globo em 1982 para comemoração aos 100 anos de Monteiro Lobato e para promover o LP "Pirlimpimpim", lançado pela Som Livre com os temas dos personagens da série Sítio do Pica-Pau Amarelo, que foram interpretados pelos cantores abaixo listados. Antes disso, foi também o nome de um programa veiculado na TVE do Rio de Janeiro, apresentado, entre outros, por Daniel Azulay.
Esse especial foi dirigido por Paulo Netto e Augusto Cesar Vanicci. Recentemente, esse mesmo LP foi relançado em CD no ano de 2006 através da recuperação e remasterização dos Masters originais dos arquivos da gravadora Som Livre pela reedição por Charles Gavin (baterista do Titãs) através do projeto "Masters Trilhas".
O seriado ficou famoso pela música Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes, que é considerada uma das melhores músicas infantis brasileiras já criadas em todos os tempos. Vamos lembrar dessa música:

4 Comentários:

Karen

Faltou o ZY-Bem-Bom... lembra? Tinha o Rodrigo Faro, se não me falha a memória. Mas o Balão Mágico é au concour!

Blog Dos Velhinhos

É verdade, mas não era tão conhecido porque passava na Band. Realmente era com o Rodrigo Faro.
O elenco completo era:
Samantha, Aretha, Jefferson, Juliana e Rodrigo Faro.

kelly

amei esse post! que saudade desse tempo!

Cris

E faltou tb o Lupulimpimclapatopo... Lembra? Com a Lucinha Lins e o Daniel Azulai...

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo