Pica-Pau


Estava pensando em alguns desenhos animados e um que não sai da minha cabeça e rio muito até hoje com ele é o Pica-pau. São dezenas de episódios marcantes que não tem como esquecer…

Deixem comentários dos seus episódios favoritos… vou deixar um do meu !!!!

Mas vamos a um pouco de história: Todos sabem de onde veio o Pica-Pau ? Quem o criou e onde ? Não ?
Então vamos lembrar…

300px-Woodywoodpecker-pantrypanic1941 O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de uma personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.



picapau-SalO Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com  uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranqüilo. O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.

PICA PAU (5)Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava novas sequências animadas do Pica-Pau interagindo com as filmagens em live-action de Walter Lantz, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos. Atualmente, The Woody Woodpecker Show é ainda reprisado com freqüência na televisão, sendo que no Brasil, ele é transmitido pela Rede Record.

Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o  personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 à 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com outros personagens famosos no filme Who Framed Roger Rabbit, de 1988.

Mas como foi que esse cara teve essa idéia ????
De acordo com um agente de imprensa de Walter Lantz, a idéia de criar o Pica-Pau surgiu durante um incidente ocorrido na noite de núpcias do desenhista com Grace Stafford no Lago Sherwood, quando um pica-pau irritante passou a noite inteira bicando o telhado do chalé que haviam alugado, não deixando que o casal dormisse. Quando o pássaro foi embora, eles descobriram que o pica-pau havia feito um monte de buracos no telhado, por onde a chuva começou a entrar, arruinando de uma vez a noite. A esposa de Walter Lantz, então, teria sugerido que o marido criasse um pica-pau irritante para aparecer em seus desenhos animados.

pica-pau O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, no dia 19 de setembro de 1950. Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original, pois a dublagem em português só surgiria em 1957.

A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragens do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960. Depois de algum tempo, a série saiu do ar. Alguns anos depois, o SBT tomou posse do desenho até 2002, quando em 2003 a Rede Globo começou a transmitir o desenho com os episódios remasterizados, dentro do programa infantil TV Globinho, onde o desenho parou de ser exibido em 2004 e teve esporádicas exibições em 2005, até que a Rede Globo parou de exibi-lo definitivamente.

Em 2006, a Rede Record exibiu um especial com episódios de O Novo Show do Pica-Pau respectivamente às 17h, no feriado do dia 15 de novembro de 2006. Então a partir desse dia, os novos episódios ganharam espaço na programação de segunda a sexta às 18h, na mesma forma de sequência de desenhos: Pica-Pau, Picolino e outros, e outro desenho do Pica-pau, durando até março de 2007, quando a Record começa a exibir os episódios da série clássica antiga do desenho às 13h, sendo o primeiros cartoons "Quem Cozinha Quem" e "Hora do Banho". Entre Março e Abril, foram apenas exibidos os episódios da década de 1940, quando foi reprisado novamente. No dia 28 de Abril, foram exibidos pela primeirE lá vamos nósa vez os episódios da Turma do Pica-Pau.

Hoje em dia, o desenho ainda é exibido na Rede Record, porém sofre várias mudanças de horário e algumas vezes os episódios são cortados pela emissora, mas sempre sobra um espaço para o Pica-Pau em sua grade de programação. Porém, na verdade, as constantes reprises do desenho levou queda de audiência, o que leva a crer que a emissora exibe o desenho como tapa-buraco, por que não tem nada a exibir no horário (18-20hs), já que em Grande São Paulo e várias cidades do Estado de São Paulo é exibido SP Record e em seguida o desenho, enquanto o restante do Brasil é só desenho do Pica-Pau.


Deixem seus comentários, queremos saber os episódios que foram mais marcantes para vocês…

Technorati Marcas:

3 Comentários:

Renato Neto

Como já deu para perceber pela imagem do fim do post o episódio que eu mais me lembro é aquele da bruxa que perde a vassou no meio de várias e fica testando uma por uma dizendo: "E lá vamos nós, e lá vamos nós...". Muito bom !!!

NoticiasdeManaus

Oi Vovô, eu adoro o episódio que eles descem the Niagara Falls em barril ... muito engraçado pq era proibido mas eles desciam, e a confusão aumentou com o pica-pau na parada.

Lucia Martins

Gosto mais dos jatsons, jonny quest.

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo