Seriados Japoneses

 

Quem não assistiu quando criança aqueles seriados japoneses com monstros que queria destruir uma cidade e de repente aparecia aquele herói Japonês ou heróis e salvava a cidade ou o mundo ??? Acho que todos vimos não é ?? Então que tal lembrar um pouco deles agora ?



NATIONAL KID
nacional kid 004 O seriado foi criado em 1960, por encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic. A tarefa foi entregue ao mangaka Daiji Kazumine, o mesmo que algum tempo depois criaria outro herói espacial, Spectreman. O personagem deveria ter poderes especiais, voar e lutar pela paz no mundo. Levaria o nome da empresa para ajudar a aumentar as vendas. Os atores eram, em alguns casos, amadores, e os episódios foram todos filmados em preto-e-branco.A abertura dos episódios começava com os dizeres do locutor, em forma de lema:
Mais rápido que os aviões a jato, mais forte que o aço!
O invencível super herói, cavaleiro da paz e da justiça.... National Kid!
A partir daí então era entoada a canção tema do seriado.nationalkid
National Kid voava no espaço vindo da sua terra natal Andrômeda quando percebeu uma grande nave espacial indo em direção ao planeta Terra e resolveu ir também para saber do que se trataria. Ao descobrir que eram os Incas (talvêz o produtor da série quis dizer que seria uma mesma civilização Inca que existiu na terra) do planeta Vênus que vieram para tomar o planeta porque os humanos haviam construido a bomba atômica, resolveu ajudar contra este e outros ataques que estaria por vir ao longo das séries.
Vestido com roupa espacial, capacete, máscara, capa, luva e com uma grande letra "N" estampado no peito, nosso herói salvava a todos e era auxiliado (ou NationalKid2 atrapalhado) por vários personagens. O que caracterizava este super-herói era o seu modo de voar. Diferente do Super-Homem, ou qualquer outro, ele voava com os braços abertos. Com duas pistolas que emitiam apenas um tipo de luz, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero. Ninguém sabia que, na verdade, Massao Hata tinha dupla identidade: ele era o National Kid. Dois atores protagonizaram o personagem de National Kid: Ichiro Kojima iniciou o seriado, substituído por Shiutaro Tatsumi a partir da história "O Império Subterrâneo".




SPECTREMAN
spectreman É uma série de TV japonesa do gênero tokusatsu, produzida pela extinta produtora P-Productions e exibida em seu país originalmente entre 2 de janeiro de 1971 a 25 de março de 1972 pela TV Fuji, totalizando 63 episódios. Foi um grande sucesso em seu país de origem e no Brasil, onde tornou-se um fenômeno cult nos dias atuais. Exibida no Brasil inicialmente pela Rede Record no final da década de 1970 e pela TVS (atual SBT), na década de 80. Inicialmente, o título da série era Símio Espacial Gori, nome que se manteve dos episódios 1 ao 20. Do episódio 21 ao 39, tornou-se Símio Espacial Gori VS Spectreman e do episódio 40 até o final simplesmente "Spectreman".
No planeta Épsilon, situado na constelação de Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do sistema solar, vive uma civilização de simióides (Homens-macaco), pacíficos e civilizados, muito avançada, com tecnologia muito superior à da Terra e sempre visada para o bem comum. Até que um dia foi escolhido como o  líder o genial cientista Doutor Gori. Detentor de um intelecto muito acima de qualquer ser humano, Gori na verdade era um mutante. Ao assumir o poder, Gori pretendia construir armas mortíferas para derrubar o governo central de Épsilon e conquistar planetas pelo universo. Gori achava que a tecnologia de sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos. Porém seu plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade de Épsilon nãospectreman_roboeste havia pena de morte, a mente do cientista seria alterada de forma que sua maldade fosse eliminada. Porém antes que isso acontecesse, um oficial do exército chamado General Karas libertou Dr. Gori e ambos fugiram em uma nave. Vagando pelo espaço, a dupla chegou à Terra graças a uma tempestade eletromagnética. Gori ficou encantado ao ver a Terra, e analisando o planeta descobriu que os seres humanos estavam destruindo seu próprio planeta com a poluição. Indignado com isso, Gori passa a criar monstros a partir da própria poluição e com isso conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular. Uma raça de vigilantes espaciais, os Dominantes do planeta Nebula 71, sabendo da chegada de Dr. Gori à Terra, envia o ciborgue Spectreman para proteger o planeta. Spectreman adota o nome de Kenji e se emprega na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, chefiado pelo Chefe Kurata, onde investiga os planos do Doutor Gori.

 


ULTRAMAN
ultraman Série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.
No Brasil foi televisionada nos anos 60 e 80 pelas TV Tupi, Rede Bandeirantes, TV Record, TV Manchete e TVS. Nos anos 80, o SBT alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão com os telespectadores com o de Hayata dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Com relativo sucesso de audiência, repetiu o impacto da série National Kid, televisionada pela Rede Globo nos anos 60. Em 1996 foi reprisada pela Rede Manchete com nova dublagem, mas foi exibida por pouco tempo. Depois em 2002, passou a ser exibido na CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre.

ultraman(1)Ao perseguir o monstro Bemlar, um alienígena de nome Ultraman, vindo da nebulosa M- 78 chega a Terra. Acidentalmente, a nave extraterrestre se choca com uma nave da Terra, onde se encontrava o oficial Hayata, da Patrulha Científica. Após à colisão, Hayata, em estado crítico, é salvo pelo alienígena, que transfere sua energia vital ao humano moribundo. Também lhe entrega um artefato chamado "Cápsula Beta", que confere a Hayata a possibilidade de se transformar em Ultraman. Dessa forma, Ultraman, que havia sido nomeado para proteger a Terra, cumpre sua missão através do humano Hayata, que, toda vez em que um monstro aparece, se transforma no alienígena. Entre os principais monstros inimigos de Ultraman, estão os Baltan, que por diversas vezes enfrentam o herói.
O final da série é marcado pelo aparecimento do monstro Zeton, que acaba por derrotar Ultraman, mas é exterminado pela própria Patrulha Científica. Ultraman é resgatado e levado de volta para seu mundo natal. Esse resgate é feito por Zoffy, um dos irmãos Ultra.

 


ULTRASEVEN
ultraseven02 Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 49 episódios (O episódio 12 foi banido do Japão por conter cenas onde relógios sugavam sangue das pessoas e, depois, cresciam e viravam monstros bomba que comiam tudo que viam pela frente. Mas o real motivo foi o planeta dos aliens Spell ser destruído após uma guerra nuclear - (o Japão ainda sofria pelas 2 bombas nucleares).
No Brasil, a série foi exibida pela Rede Tupi no início dos anos 70. Integrou, já em meados da década, o cast de atrações do Capitão Aza. Depois foi exibida pela Rede Bandeirantes, quando, no começo dos anos 80, era exibida em horário nobre, às 20h, junto com Robô Gigante e Túnel do tempo da Record. Sua última exibição no Brasil data-se do ano 1986, quando era exibida às 8h da manhã na mesma Rede Record, quando perdeu espaço para um programa evangélico e nunca mais voltou ao ar.

 

Sei que tem muitos outros mas irei colocar no próximo post como Jaspion, Jiraya e outros.
Postem sugestões e me ajudem a lembrar de outros para o próximo post…

2 Comentários:

Adelson (TD Séries)

Olá, Renato!

Outro artigo muito bacana do blog! Fora National Kid, que não é de minha época, eu assistia todos os demais seriados que você mostra aqui. Naquela época, era realmente uma mania!

Até hoje é um assunto que atrai muita gente: no TD Séries, o artigo sobre Super Herois Japoneses é um dos mais lidos de todos os tempos!

Um abraço!

Blog Dos Velhinhos

@Adelson

Muito obrigado por seu comentário.
Realmente tem razão, este é um dos artigos mais visitados do blog mesmo. Adorava todos estes também!

Parabéns por seu Blog também. Simplesmente exelente!

Abraços.

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo