Jogos de tabuleiro

 

Um pouco da sua história:
Sua origem parece estar ligada às primeiras cidades de que se tem notícia, há alguns milhares de anos, nas regiões do antigo Egito e da Mesopotâmia (hoje Iraque). Foram encontrados em escavações arqueológicas objetos e desenhos que parecem ser ou fazer referência a jogos de tabuleiro. Há traços de que mais tarde os jogos tenham aparecido em vários lugares do mundo antigo, tais como Índia, China, Japão, Pérsia, África do Norte e Grécia.
Depois, os jogos de tabuleiro chegaram até Roma, outros países da Europa e os países árabes.

Vamos lembrar de alguns deles:

XADREZ
xadrez51O jogo de Xadrez é um dos jogos ou família de jogos mais populares do mundo. Jogado ao redor de todo o globo, encontra variações históricas e regionais, mas princípios que se repetem. As primeiras referências ao jogo de Xadrez, datam do século VII, do norte da Índia. Aparentemente o tabuleiro quadriculado já era conhecido muitos séculos antes e utilizado para um jogo de dados. Mas é do século VII a citação mais antiga de um jogo que se assemelha com o Xadrez, embora o jogo possa ser mais antigo do que isso.
Era chamado de Chaturanga, ou dividido em quatro, e nele quatro exércitos se enfrentavam no tabuleiro, cada um composto de rei (rajá), elefante, cavalo e barco (ou carruagem) além da infantaria. Em uma de suas versões, um dado determinava qual peça deveria ser movida.
Documentos testemunham a presença de um jogo semelhante na China, dois séculos mais tarde. Não se sabe se o jogo chinês evoluiu do Chaturanga ou se ambos vieram de um ancestral comum. É até possível que o Chaturanga tenha vindo do jogo chinês, embora a maioria dos especialistas não aceite essa tese. Da Índia o jogo percorreu um longo caminho até chegar à Europa. Passou pela Pérsia (atual Irã), onde ganhou o nome de Chatrang e algumas modificações. Quando os árabes conquistaram a Pérsia alguns séculos mais tarde, levaram o jogo. Foi entre os árabes que o então chamado Shatranj conheceu um verdadeiro desenvolvimento.
O Xadrez chegou na Europa Medieval possivelmente por intermédio do mundo islâmico via Espanha e Itália, embora isso não seja certo. Espalhou-se por diversas regiões, tomando caminhos diferentes de desenvolvimento e dando origem a inúmeras variantes regionais. Foi só por volta do século XVIII que o Xadrez chegou a sua forma “definitiva”, da maneira como é jogado até hoje.

 

DAMAS
Damas Surgiu na Europa medieval, sem que se possa precisar local e data. É descendente do Alquerque (jogo que tem Trilha como uma de suas variantes), de quem herdou a captura ao pular uma peça do adversário. O jogo também recebeu elementos do xadrez, como o tabuleiro, a promoção de peças ao alcançar a última linha e talvez o próprio nome.
Assim com a maioria dos grandes jogos tradicionais, Damas não é simplesmente um jogo, mas uma família de jogos aparentados que apresentam variações históricas e regionais. Diferentemente de muitos outros, porém, é um jogo de desenvolvimento puramente europeu, embora tenha se difundido pelo globo como consequência da expansão européia. Não há uma forma única do jogo estabelecida como padrão internacional. A partida termina quando um dos jogadores não tiver mais peças ou não puder mover nenhuma de suas peças. O outro jogador é declarado vencedor.
O jogo também termina se um dos jogadores, acreditando não ter mais condições de vitória, abandona a partida.
É ainda possível que os dois jogadores, de comum acordo, decidam parar a partida e considerar o resultado como empate.



JOGO DA VIDA
jogo da vida O jogo fez parte da infância de milhares de brasileiros da geração anos 80 e muita gente ainda possui o jogo guardado até os dias de hoje.
Possui uma roleta com os números de 1 a 10. A roleta é feita de plástico e pode ser rodada em qualquer sentido com os dedos. Um dos números será sorteado parando em uma paleta e deverá ser usado com o propósito indicado nas regras. A roleta pode ser colocada no espaço reservado quase ao centro do tabuleiro sobre o texto "Jogo da Vida".
Há também oito carros em miniatura de plástico, cada um de uma cor e 32 pininhos cor-de-rosa e 32 azuis. Cada carro representa um jogador. Os dois pinos da frente representam o "marido" e a "mulher" e os de trás os filhos. Os rosas representam o sexo feminino e os azuis o masculino.
Se ninguém se tornar magnata antes, o jogo termina quando o último jogador for à falência ou ficar milionário . Todos os jogadores, então, devem contar seu dinheiro. As ações valem $120.000 e o seguro de vida $8.000. O primeiro a chegar ganha e assim em diante.
Para as crianças, o jogo estimula a concentração, solução de problemas, estratégia, negociação, compromisso e noções de valores e dinheiro.



BANCO IMOBILIÁRIO
banco-imobiliario1É um dos jogos de sociedade mais populares do mundo, em que propriedades como bairro, casas, hotéis, empresas são compradas e vendidas, em que uns jogadores ficam "ricos" e outros vão à falência.
Foi inventado nos Estados Unidos da América em 1932 por Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento desempregado que vivia em Germantown, Pensilvânia. No Brasil, as propriedades tem nome de ruas ou localidades famosas das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Avenida Paulista, Ipanema, Morumbi, Interlagos, Copacabana. Para vencer no Banco Imobiliário, você tem que falir todos os seus adversários ou estipular um número de voltas a serem completadas e conseguentemente ao termino das voltas, quem estiver com o valor maior ou maior numero de propriedades vence o banco imobiliário. Com cada decisão que tomar, é essencial ter em mente as melhores maneiras de melhorar suas chances e derrotar os oponentes. Apesar de sorte ser um fator importante para vencer, a sorte pode virar contra você quando sua guarda estiver baixa. Não demonstre piedade.



DETETIVE
detetive3d É um jogo de tabuleiro originalmente criado pela Waddingtons, na Inglaterra, em 1949 e publicado no Brasil pela Estrela. O jogo é desenvolvido sobre um tabuleiro que simula uma mansão, com vários cômodos e vários objetos. O objetivo é descobrir qual dentre seis suspeitos (cujos nomes são ou lembram cores específicas), qual dentre seis armas e qual dentre nove aposentos estão envolvidos em um crime de assassinato.
No início do jogo, três cartas são escolhidas aleatoriamente e depositadas dentro de um envelope, para que ninguém as veja. Tais cartas — um suspeito, uma arma e um cômodo da mansão — revelam, respectivamente, a identidade do assassino, o objeto usado no crime e o local onde ocorrera o assassinato. As demais cartas são distribuídas aos participantes.
O objetivo é encontrar a solução do crime, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope. São 6 suspeitos, 6 armas e 9 locais, conferindo 324 possibilidades distintas de crime. No decorrer do jogo, um jogador por vez deve sugerir quais seriam as três cartas do envelope. Os demais participantes deverão contradizer o palpite, exibindo alguma carta que seja parte do palpite, comprovando que a mesma não se encontra no envelope. A carta deve ser mostrada apenas àquele que palpitou.
Após suspeitar ter desvendado o crime, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o assassino, com qual objeto matou, e em qual cômodo da mansão houve o assassinato. O próprio acusador verifica as cartas do envelope, em segredo. Caso tenha acertado, é declarado vencedor do jogo. Em caso de erro, o jogador é eliminado, podendo apenas desmentir o palpite dos demais participantes.

Foram estes que eu lembrei hoje. Caso lembrem de outros deixem comentários que eu coloco nos próximos posts.

0 Comentários:

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo