Empinando Pipas (ou papagaio)


SAO PAULO, SP, BRASIL, 19-07-2008: Criancas empinam pipas na tarde de ontem no Parque do Carmo, na Zona Leste de Sao Paulo. (Foto: Henrique Manreza/Folha Imagem DATAFOLHA REGIOES ESPECIAL) Amigos, lembro do tempo que empinar um pipa ou um papagaio (dependendo da região) era uma arte.
Íamos pro mato cortar bambu para fabricar as varetas (sempre com a faca que nossa mãe mais gostava) e afinava até o ponto exato. Depois disto feito era a vez da linha entrar em ação, montávamos cada armação mais legal que a outra. Com um bico maior, quadrado, peixinho, arraia, barrilhete, estrela… uma infinidade de tipos.
Depois de uma boa e firme armação montada era a vez da melhor parte, encapar.
Isto sim que era fazer arte de verdade. Comprava-se papel de seda de várias cores e construía-se os mais diversos desenhos. Era “X”, “T”, Cruz, faixa lateral, símbolo do Batman ou Super Man (que era moda na época), de times, com a ponta encapada dando aquele charme especial e etc…

Era um tempo que as crianças podiam brincar nas ruas sozinhas, correr e se divertir de verdade. No fim de semana os pais sempre estavam lá com seus filhos nos campinhos de terra fazendo aquela imensa rabiola de saco de lixo preto com embalagem de café pilão (que era brilhante por dentro). Sem contar alguns pipas que tinha rabiola de pano (Como os Barrilhetes do meu pai).

71129726 Naquela época não tinha recipiente especial para enrolar linha não, era a boa e velha lata de óleo, ou de Neston mesmo. Alguns faziam até carretilhas de madeira (meu pai de novo), mais os adultos, as crianças eram nas latas mesmo.
Alguns pipas como as arraias usavam uma vareta fina chamada de vareta japonesa, porque é a vareta usada para fazer aqueles pipas de dragão, peixes e etc famosos no Japão. Alias, vocês sabiam que o Japão é o pais que mais se empina pipas no mundo ??? É verdade. Pipas para eles é assunto sério, é esporte!

pipa-passo-1 O material básico para se construir e empinar uma pipa era: Varetas de bambu, linha 10, papel de seda, cola Tenaz e fitinhas feitas de saco de lixo ou sacola. Tudo era construído em casa.
Viram alguma coisa faltando ??? Pois é gente, naquele tempo não era tão comum o uso do cerol. Hoje isto é uma praga que mata e é proibido. Se vocês virem alguém empinado pipas com cerol podem chamar a polícia, pois é crime!
Outra coisa que era especial era a construção/fabricação das pipas. Lembro muito do meu Pai ajudando eu e meus irmãos a fazer as nossas. Hoje em dia não se vê mais isso, é tudo muito mais fácil e sem graça. Com apenas R$ 0,50 você para em qualquer bazar e compra um pipa prontinho…pipas_06 e com mais R$ 0,50 leva uma rabiola também já pronta, faltando somente amarrar um ao outro e à lata de linha. O triste é que estes mesmos bazares vendem também o material, se não já pronto, o cerol que deveria ser banido da face da terra.
Quando o não tínhamos o material para fazer um pipa fazíamos uma “Capucheta”, uma espécie de pipa de dobradura de papel que voava bem legal, mas não tão alto como o pipa, mas dava pra se divertir muito (Santa criatividade).

Não sei se somente eu estou notando isto, mas as crianças de hoje em dia não sabem mais o prazer de uma brincadeira e de se socializar como a alguns anos atrás, onde todos se sentavam juntos para fazer os seus próprios brinquedos contando várias histórias e depois iam pra rua empinar seus lindos pipas…

 

Technorati Marcas: ,

5 Comentários:

J.Ricardo

Realmente eram bons tempos aqueles.
Uma correção, usava-se como cola a velha e boa GOMA ARÁBICA.
No caso das RAIAS, as varetas eram colada iretamente no papel previamente cortado.
Enfeitava-se as laterais inferiores com bandeirolas coloridas e empinava-se se rabiola nenhuma.

Anônimo

Que saudade de ver meu irmão e seus amigos fazendo pipas ! Eles passavam o dia fazendo tudo,tudo o que está relatado aí em cima. Hoje ele com 44 e eu 36 anos nem ouvimos mais falar em pipas. Tenho um filho de 5 anos e gostaria de proporcionar a ele e a seu padrinho(meu irmão)o contato com a arte de fazer e empinar pipas mas, não sei se terá mais encontros esse ano... Se souberem de algum parque, rua ou encontro de "pipeiros" na capital ou interior de SP divulguem por favor ! Moramos no tatuapé

Anônimo

vou empinar minha pipa no domingo, tenho 27 anos e isso é uma terapia em minha vida...

Anônimo

Tenho 26 anos e ainda empino pipa, pra mim isso tudo é uma arte! Faço o rabo com fitas de VHS, é mais rápido e fica bem bonito!

Anônimo

tenho 19 anos e empino pipa ainda faço rabiola com vhs tbem,
só faço pipa muito bonita. e massa na real mesmo e enquanto ao cerol??
uma pipa no céu sem cerol é a mesma coisa que um soldado na guerra sem ARMA!!

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo