Marvin Gaye

marvingaye1 Marvin Pentz Gay Jr. ou simplesmente Marvin Gaye foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor. Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como um artista da gravadora Motown. Nascido em 2 de Abril de 1939 e assassinado pelo próprio pai em 1984 com uma arma que o próprio Gaye o havia dado anos antes. Mas este é só o final da história… Vamos voltar ao início:

O início de sua carreira foi em 1961 na gravadora Motown onde se tornaria o principal cantor e emplacaria inúmeros sucessos como "Stubborn Kind of Fellow", "How Sweet It Is (To Be Loved By You)", "I Heard It Through the Grapevine" e vários duetos com Tammi Terrell, incluindo "Ain't No Mountain High Enough" e "You're All I Need to Get By".
Gaye é importante por sua luta por produzir seus sucessos, mas criativamente restritivo.


Marvin Gaye Com seu bem-sucedido álbum What's Going On, de 1971, e outros lançamentos subsequentes - includindo Trouble Man, de 1972, e Let's Get It On, de 1973, Gaye, que vez ou outra compunha canções para artistas da Motown no início da sua carreira, provou também que poderia tanto escrever quanto produzir seus próprios discos sem ter de confiar no sistema da Motown. Ele é também conhecido por seu ambientalismo, talvez mais evidente na canção "Mercy Mercy Me (The Ecology)".
Durante os anos setenta, Gaye lançaria outros notáveis álbuns, includindo Let's Get It On e I Want You, além de ter emplacado vários sucessos, como "Let's Get It On" e "Got to Give It Up". marvin_gaye-gal Já no começo dos anos oitenta, seria a vez do hit "Sexual Healing", que lhe rendeu dois prêmios Grammy, em fevereiro de 1983. Ele também seria indicado aos mesmos prêmios no ano seguinte pelo LP Midnight Love. Gaye tinha se tornado um dos mais influentes artistas da cena soul.
No mês seguinte, ele fez sua última apresentação para seu antigo mentor no concerto Motown 25, apresentando What's Going On. Depois, ele embarcou em uma turnê pelos EUA divulgando seu recente trabalho. Terminada a turnê, em agosto de 1983, ele estava atormentado por problemas de saúde - ele teve acessos de depressão e medo em torno de uma suposta tentativa de lhe tirarem a vida.
506599_356x237 Quando a turnê foi encerrada, ele se isolou e se mudou para a casa de seus pais. Ele ameaçou cometer suicídio diversas vezes, depois de numerosas e amargas brigas com seu pai, o pastor evangélico Marvin Pentz Gay Sr. Em 1 de abril de 1984, um dia antes de completar seu 45º aniversário, Marvin foi assassinado com um tiro por seu próprio pai, após uma briga iniciada quando os pais de Gaye discutiam sobre a perda de documentos de negócios. A ironia é que Gaye foi morto por uma arma que ele próprio havia dado de presente para seu pai. Marvin Pentz Sr. imagesfoi condenado a seis anos de prisão, após ser declarado culpado por homicídio.  A acusação de assassinato foi abandonada após médicos descobrirem que ele estava com um tumor cerebral. Marvin Pentz Sr passou o final de sua vida em um asilo, onde morreria de pneumonia em 1998.
Após alguns lançamentos póstumos, que fortaleceram a memória de Marvin na consciência popular, o cantor foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 1987. Mais tarde, também ao Hollywood's Rock Walk e, em 1990, ganharia uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Sem sombra de dúvidas uma das ou a mais linda de todas as vozes de sua época. Quer comprovar e lembrar algumas músicas ???
 


Let’s Get It On
What's Going On
I Heard It Through the Grapevine
Sexual Healing




1 Comentários:

gtilberto

"I Heard It Through the Grapevine" na mina opinião é a melhor,depois de "Let’s Get It On" que na verdade hoje,pode ser considerada mais um hino do que uma música.pra quen gosta de "musica",é claro.
as palavras à seren ditas após ouvir uma dessas musicas com certeza são: p...q..p..iu,que som do c......!!!!!!!!!!!!!
-parabéns pela postagem!

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo