Brincadeiras Antigas


No último sábado estava em uma reunião de amigos e surgiu um assunto inevitável, nossa infância.
Ficamos um bom tempo lembrando de vários desenhos animados e brincadeiras que hoje em dia as crianças nem sabem mais o que é muito menos como brincar.
Surgiu várias brincadeiras no papo que ainda não havia postado aqui, portanto sem perder tempo vamos lembrar de algumas delas ??

vcv A mais pedida e lembrada pelas mulheres foi a Brincadeira do Elástico que consistia em um simples elástico de 2 metros ou mais unida as pontas com um nó. Duas crianças em pé, frente a frente, colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Um terceiro participante faz uma seqüência de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elástico. O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade. Tudo isso era feito sempre cantando diversas músicas (Semelhante a pular corda) e dependendo do que a música dizia ou a parte da música pulava para fora ou para dentro do elástico.


09pula_sela Outra brincadeira que lembramos também era Estrela Nova Cela ou Pula Cela ou Pula Carniça, independente do nome usado na sua região a brincadeira é a mesma. Nesta brincadeira você também tem que ser bom de saltos. A turma tirava na base do par ou ímpar mesmo pra saber quem seria a “cela”, este então se curva apoiando as mãos no joelho e é formada uma fila com o mestre na frente. Dependendo do que o mestre falar é o tipo do pulo e todos tem que fazer o mesmo salto, por exemplo, fala bife e colocava as duas mãos abertas, gritava Unha de Gavião e colocava só as pontas dos dedos. Aquele que errar era a próxima “cela” ou “Mula”.


1184777371_cama_de_gato_06 Uma outra brincadeira que estava me lembrando a pouco se chamava Cama de Gato e era muito simples de fazer e brincar. Consistia de um simples barbante amarrado e que entrelaçados entre os dedos faziam diversas formas. O objetivo era passar o barbante de mão em mão sempre fazendo formas diferentes e sem deixar o barbante embaraçar. Aquele que deixasse o barbante escapar, embaraçar ou repedisse a forma anterior perdia.


É assim mesmo pessoal, sempre que a turma se junta e fica lembrando do passado surge muita coisa boa pra escrever… Como havia colocado no Twitter um tempo atrás, “Eu não vivo no passado, o passado é que vive em mim.” e assim nunca vamos deixar o nosso tempo de criança morrer…


8 Comentários:

Noticias de Manaus

Bom velhinho cada vez mais bonitinho. Qdo estive de ferias no Ceará em março-2010,brincamos de elástico e outras brincadeiras dessas que ainda encantam as crianças e animam qq adulto bem humorado. Foi muito legal. Vida saudável e tranquila, brincadeiras que nos fizeram muitos felizes e que nao devem ser esquecidas. Parabéns Velhinho.

Anônimo

legal!!
mais eu queria saber a origem das brincadeiras!
como se joga eu ja sei!

Blog Dos Velhinhos

@Anônimo, de qual brincadeira você quer saber ? Se for este o caso eu envio para você estes dados. Tenho tudos esses dados na minha pesquisa.

Anônimo

muito dez os anos 80 q saudades hj a criançada só quer saber de computador, celular, videogames, é uma pena... como as coisas mudaram mas é ótimo manter as lembranças daquele tempo.

equipamepi

tenho um blog tambem rapaz
cearaprasever
acessa e divulga, por favor

Anônimo

eu queria saber de onde surgiu a brincadeira do elástico

Juliana Araujo

Boa tarde, gostaria de saber a origem da brincadeira pula cela...você poderia me mandar as informações por email?! julianalaraujo@hotmail.com


Thaty

Também gostaria de saber a origem da brincadeira pula cela. Se puder me mandar (tatipavione@hotmail.com) ficarei grata. Desde já obrigada!

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo