Naquele tempo era cartucho


Naquele tempo era Cartucho Muitos de vocês já passaram horas e horas na frente de um dos maravilhosos equipamentos de entretenimento familiar do passado chamado Videogame (hoje chamado de console, não sei por que!), No meu caso era um Atari 2600.
Naquele tempo ficávamos ansiosos quando nossos pais compravam um cartucho novo, isso mesmo, cartucho !!! Naquele tempo não haviam CD’s muito menos DVD’s ou chips de memória só o bom e velho cartucho, ou mais conhecido pela garotada como “fita”.
Haviam vários tipos de cartuchos. De um jogo, o mais comum, de dois ou mais jogos. Hoje isto não é nada de especial ter mais de um jogo no mesmo CD ou DVD mas naquela época era d+. Não havia menu para escolher qual jogo queria jogar e sim pequenos botões em cima do cartucho. Dependendo do lado que botão estivesse posicionado estava escolhido o jogo. Haviam cartuchos com mais de um botão onde, dependendo da combinação dos mesmos selecionava determinado jogo. Daí pra frente era só diversão.

Tenho até hoje diversos cartuchos de Atari. Se não me engano os jogos que tenho são Pac-Man (Não podia faltar), Enduro (Outro Clássico), River Raid I e River Raid II, Pitfall, Megamania, Paga-Ladrão e por aí vai…
Algumas das coisas que mais me lembro dos cartuchos era o bom e velho mal contato. atari cartuchosUm cartucho mal encaixado produzia muito ódio quando se estava no meio do jogo e o mesmo travava por que o cartucho se soltou do slot. Outra coisa que era muito engraçada era a mania e o costume de soprar em baixo do cartucho. Pode parecer besteira mas muitas vezes resolvia o problema… Devia ser o cuspe de melhorava o contato  huahuahua.
Outro fato legal era quando a turma se reunia para jogar. Imaginem hoje várias crianças juntas com seus jogos… Nada mais de um case de CD’s e/ou DVD’s por criança e nada de bagunça… Naquele tempo eram caixas e mais caixas de sapatos cheias de cartuchos, tudo espalhado pela sala, uma zona… Minha mãe que o diga ! Só pra ter uma idéia, uma tarde organizada de jogatina era no mínimo como a imagem ao lado.

Esse negócio de cartuchos não acabou rápido não como muitos podem pensar. Por ser muito difícil de piratear até bem pouco tempo atrás ainda haviam videogames que usavam esta tecnologia (Se é que nos dias de hoje podemos chamar assim)… O maior exemplo disto é Nintendo 64.
Claro que hoje são peças de coleção ou de museu, mas tenho absoluta certeza que quem ainda tem não se desfaz… Sem querer contestar os novos e modernos mas sempre que vejo um jogo maravilhoso e extremamente realista num PS3 ou outro da atualidade lembro de imediato dos bons e velhos joguinhos quadriculados e dos maravilhosos cartuchos… Aquele tempo era bom d+ !!!

Mas só pra não deixar ninguém aqui com água na boca, segue abaixo alguns links de jogos do passado pra matar a saudade (Recorro a eles sempre!!!).


River Raid: http://jogosdeatari.com.br/game/river-raid
Pitfall: http://jogosdeatari.com.br/game/pitfall
Super Mario: http://www.sitedegames.com/classicos/mario_adventure.htm

Dentro destes links acima vocês poderão encontrar uma porção de outros jogos legais… Bom Proveito !!!


2 Comentários:

Clauber Lima

Apenas um porém, os cartuchos eram chip de memória. Tanto que se vendiam cartuchos "virgens".
Abraços.

Blog Dos Velhinhos

@Clauber Lima
Bem lembrado amigo, mas pouca gente tinha acesso à tecnologia de gravação destes chips naquela época.

Abraços.

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo