Tecnologias do passado - Telecomunicação


Voltando ao tema de tecnologias do passado não tão distante vamos lembrar mais algumas coisas toscas que usávamos e ainda mostrávamos para os outros com o maior orgulho ?

Tecnologias do Passado Antes do celular, o top da tecnologia era o Pager ou BIP como vocês acharem melhor… Quem de vocês já teve um ???
O sistema é bem rústico, você ligava para uma centrar e narrava a mensagem que queria passar para um operador que enviava um sinal ao Pager de destino. No início o Pager não tinha sequer display, somente uma série de bips e um led piscando que avisava ao proprietário que havia uma mensagem. O mesmo deveria ligar para centrar para pegar a mensagem narrada pelo operador. Depois o negócio ficou mais arrojado, surgiram os Pager com display onde a mensagem era enviada diretamente para ele e o destinatário conseguia ler direto em sua tela. Não satisfeitos com este avanço impressionante desenvolveram displays maiores que cabiam uma maior quantidade de caracteres e até botões de rolagem. Chegaram ao ponto de ter display coloridos e agendas eletrônicas. Modernidade d+… Mas para a época era o que havia de mais top no mercado.

UltraTack Graças a algum gênio isto ficou para trás com a invenção dos celulares, um aparelho maravilhoso onde se podia falar com alguém de qualquer lugar (desde que houvesse sinal é claro. Isto continua até hoje !!!). Para isto bastava tirar um pequeno aparelho da cintura, que mais parecia uma espada de tão grande, e sair tagarelando pelas ruas.
Quando surgiu no Brasil havia somente uma operadora que fornecia o serviço e você tinha que se inscrever e torcer para ser contemplado pela maravilhosa Telesp Celular (Que mais tarde virou VIVO). Vendo este nicho de mercado uma outra empresa entrou na briga, a BCP com seus planos de expansão que funcionavam basicamente do mesmo modo que a concorrente. Este celular da foto ao lado nem era dos maiores mas era o menor quando lançado no Brasil.
Simplesmente o luxo era o pessoal que se dizia rico e tinha um de cada operador e ainda um Pager, prendia tudo isso no cinto, que ficava parecendo o sinto de utilidades do Batman.

ficha-telefonica Mas quem não tinha tanta grana assim recorria mesmo para o bom e velho Orelhão ou se preferir Telefone Público. Mas claro que todos lembram que a tarefa de falar ao telefone público não se limitava a pegar o telefone e discar… Tinha que usar as famas fichas telefônicas. E se engana quem pensa que a mesma ficha ligava para Local e DDD, era uma ficha com o corte diferente e claro que o orelhão também era outro… Um inferno total, mas agora com esse negócio de cartão acabou com tudo isso… só no museu, ainda bem !

Como somos felizes hoje com toda tecnologia ao alcance das mãos, e ainda tem gente que reclama! Acredita nisso ????


0 Comentários:

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo