Bolinha de Gude

Bolinha de GudeUma das brincadeiras mais populares dos meninos era a boa e velha bolinha de gude. Horas e mais horas jogando na rua, com aquela sensação de liberdade quando a rua de casa ainda era de terra ou naquele campinho do nosso bairro.
Os dois jogos que mais jogávamos eram triangulo e cela.

- Triangulo consistia em desenhar um triangulo no chão e cada um dos jogadores “casava” a quantidade de bolinhas combinadas, depois iam até uma linha marcada a certa distância e um por um jogavam suas bolinhas a fim de retirar o maior número possível de bolinhas do triangulo. As bolinhas que fosse retiradas do triangulo ficava para quem as retirou, se por acaso a bolinha do jogador ficasse dentro do triangulo o mesmo perdia a bolinha e deveria devolver todas as bolinhas retiradas para dentro do triangulo. Este jogador perdia o jogo!

- Cela consistia em um circulo desenhado no chão com um buraco no centro. O principio da saída é o mesmo do triangulo porém não há bolinhas “casadas” dentro do circulo, joga-se para “petecar” (bater na bolinha) dos adversários. Todas as jogadas deveriam passar pelo buraco no centro da cela e para jogar é permitido o avanço de um palmo como medida. A bolinha que você conseguir “petecar” e retirar do circulo fica para você e o jogador proprietário desta bolinha sai do jogo.gude
Claro que dependendo da região pode-se jogar de forma diferente, somente descrevi a maneira que eu jogava com meus amigos quando criança.

O nome “gude” significa “pedrinha redonda e lisa” e é conhecida desde os tempos antigos. Há registros de jogos nas civilizações Egípcias e Romanas (onde jogavam com bolinhas de mármore, cerâmica, madeira e ossos de animais, na Grécia antiga jogavam com castanhas. Na tumba de uma criança egípcia foram encontradas bolinhas feitas de jade e ágata com mais de 1450 anos A.C.

Uma pena que as crianças de hoje prefiram os vídeo-games a essas brincadeiras, creio que o maior culpado seja a criminalidade, pois não há a mesma segurança do passado nas ruas. Realmente uma pena!

3 Comentários:

Edu

Novo Artigo no Blog

"Plantas Carnivoras"

programadrplantas.blogspot.com

venha seguir nosso blog você tambem

J.Ricardo
Este comentário foi removido pelo autor.
J.Ricardo

REPOSTANDO AGORA DE FORMA MAIS CORRETA

Não encontrei o jogo de buracos ou box, era composto de quatro furos que faziamos em forma de L, normalmente com uma tampinha de refrigerante, tamanho certinho para caber a bolinha e ali se jogava com a meta de acertar dentro de cada um deles até chegar ao quarto furo e com isso poder matar o adversário e ganhar a bolinha dele.

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo