Halloween e O Lanterna Jack

Halloween

Halloween ou Dia das Bruxas é a data que as pessoas enfeitam suas casa e jardins com bruxinhas, abóboras esculpidas, teias de aranhas e etc… Tudo isso para comemorar o 31 de Outubro.
Mas o que realmente é comemorando nesta data pouca gente sabe, só conhece a festa dos “Doces ou Travessuras”. Sem se aprofundar muito, pois não é o objetivo dar aula de história, vamos falar um pouco disso e claro do famoso “Lanterna Jack”.
A história do Halloween não parece com os contos de terror, como muitos acreditam. No século V A.C, na Irlanda céltica, o verão terminava no dia 31 de outubro. Este feriado era chamado de Samhain, o Ano Novo céltico. Os celtas acreditavam que o véu entre as dimensões ficava mais fino possibilitando ao povo falar com seus ancestrais, as leis do espaço e do tempo eram suspensas durante esse dia, permitindo ao mundo dos espíritos se ligar ao mundo dos vivos. (Daí também o famoso “Dia de Todos os Santos”). Com o tempo por influências externas esses ancestrais passaram a representar espíritos malignos que queriam possuir as pessoas para poderem nesta noite se divertirem. Óbvio que as pessoas não queriam ser possuídas, então, na noite do dia 31, os cidadãos das vilas apagavam as fogueiras de suas casas, deixando-as frias. Além disso, se vestiam de maneira feia e faziam barulhos por toda a vizinhança para afugentar os espíritos.

Já a tradicional abóbora esculpida com uma vela dentro, mais conhecido como “O Lanterna Jack” cocome_jack-o-lanterntem sua origem no folclore irlandês.
A história conta que um homem chamado Jack, alcoólatra e grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Porém não consegui, pois este homem o enganara. Um ano depois o enganou novamente, onde conseguiu fazer uma espécie de pacto para que o Diabo não o perturbasse nunca mais. Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre.
Quando tenta entrar no céu sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.
Os nabos na Irlanda eram usados como "O Lanternas Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então “O Lanterna Jack”, na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa ou uma vela. Sua alma penada passa a ser conhecida como O Lanterna Jack. Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É para iluminar o caminho do “O Lanterna Jack” e espantar os espiritos.

Resumindo, a historia é mais ou menos essa… Assim como muitos de vocês, também imaginava que era algo muito mais tenebroso. Ainda bem que temos o cinema para tornar tudo muito mais interessante. Kkkk

- Créditos os Blog “Casa da Floresta” pela inspiração e fonte de pesquisa.


Deixe seu comentário. Qual é sua visão de Halloween ou Dia das Bruxas ???



2 Comentários:

Karen

Achei uma fraude essa história! Acabou com o encanto!!! Nunca mais eu comemoro o Halloween. Obrigada, Renato!

Blog Dos Velhinhos

@Karen Confesso que também fiquei frustrado ao final da pesquisa mas claro que não era esse o objetivo, somente de passar um pouco da história...

Ainda bem que nenhum filme é assim, prefiro a versão das bruxas.

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo