Brincadeiras Antigas III

Brincadeiras Antigas

Hoje em dia o que mais se vê são crianças “trancadas” dentro de suas casa ou apartamentos com seus video-games e computadores, cada vez mais conectados e ao mesmo tempo mais distantes umas das outras.
Lembro que não faz muito tempo as crianças brincavam mesmo era nas ruas e ficavam “sufocadas” quando ficavam dentro de casa sem poder sair e muito tristes, como por exemplo num dia de chuva. Todas tinham um dom de fazer amizade com a maior facilidade do mundo. Hoje precisam de pelo menos 50 Scraps + 10 SMS e alguns Twittes…
Que mundo é esse que vivemos hoje onde as crianças não podem mais ser crianças ? Que mundo é esse que vivemos com a falsa ilusão que trancados dentro de nossas casas, apartamentos e condomínios estamos imunes de todo o mal ?
Bom mesmo era sair pra rua despreocupado simplesmente para Brincar… Por isso gosto tanto de falar sobre as brincadeiras que fazíamos quando crianças, para que nunca deixemos isto morrer dentro de nós e nem em nossos filhos e netos.

Como observado na imagem acima, a ciranda ou brincadeira de roda era uma brincadeira muito popular, principalmente entre as meninas. Consistia basicamente de algumas crianças de mãos dadas formando uma “roda” que giravam enquanto cantavam cantigas como “O Cravo e a Rosa”, “Ciranda Cirandinha”, “Atirei o Pau no Gato” entre outras.

esconde-esconde Outra brincadeira, que considero das melhores, é esconde-esconde. Creio que esta seja uma das mais conhecidas brincadeiras de todas e é praticada da seguinte maneira: um grupo de amigos se ume e escolhem quem irá iniciar procurando através de 2 ou 1, par ou ímpar, ou qualquer outro método. Este escolhido cobre os olhos e inicia uma contagem até um número determinado pelo grupo enquanto os outros se escondem. Ao final da contagem ele sai a procura dos outros e quando encontra tem que correr até o lugar da contagem (pique) e “bater” no local informando que encontro esta pessoa. Para se “salvar” você tem que bater no pique antes do contador. O último que foi “pego” fica como contador na próxima rodada.

stop Pra encerrar tem uma outra brincadeira que adorava que é “stop” onde pegávamos uma simples folha de papel e caneta e colocamos diversos temas a serem respondidos como “Nome, Carro, Cigarro, Animal, Objeto e etc…”. Começava definindo os temas como descrito anteriormente e depois dizendo “eeeeesssstop” mostravam a quantidade de os dedos que quiser para contagem. Cada dedo é uma letra do alfabeto (1 = A, 2 = B, 3 = C…) a letra que der é a que deve iniciar as palavras que responderam cada tema, quanto todos estiverem preenchidos grita “Stop” e todos tem que parar de escrever. Somam os pontos das respostas e soma no final, cada resposta correta vale 10 pontos, porém se outra pessoa colocar a mesma resposta vale só 5 pontos. No final das rodadas combinadas somam os totais e quem tiver mais pontos ganha a brincadeira.

Quem não lembra desse heim ??? Quem quiser brincar pode me chamar que eu topo na hora.

4 Comentários:

Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas

Olá, quero compartilhar com vocês um material fantástico e gratuito, O Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Ele contém 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras ao ar livre, brincadeiras de salão, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, dinâmicas de grupo para jovens e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. Clique em "Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas" e baixe! É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar... e brincar!

Blog Dos Velhinhos

@Almanaque de Brincadeiras e Dinamicas, Com certeza vamos baixar sim e divulgar, pois não podemos deixar morrer essas brincadeiras nunca.

Obrigado pelo comentário.

Nandaschme

Brinquei muiiito de Stop! Fico feliz quando vejo, hoje em dia, algumas pessoas ainda valorizando estas brincadeiras. Moro ao lado de uma escolinha infantil e, para minha alegria, numa destas tardes, ouvia a criançada brincando de "Corre Cotia" (acho que era esse o nome). A brincadeira consiste numa roda de crianças sentadas e enquanto cantam..."Corre Cotia, na casa da tia, corre cipó, na casa da vó..." uma criança com um lenço na mão caminha por fora da roda. Ao ter minar a canção, esta criança que caminha deixa o lenço atrás de alguma que está sentada na roda, sem que esta veja. Ao encontrar o lenço atrás de si, esta criança levanta e corre para pegar a que deixou o lenço. Se a que deixou o lenço conseguir sentar-se no lugar da que levantou a canção recomeça...

Anônimo

Olá,muito interessante esse blog,muitas brincadeiras da minha infância entre os anos 60 e 70,realmente os tempos mudaram,mas quem viveu essa época mágica com certeza tem boas recordações.Na proxima passagem por aqui vou partilhar com vcs brincadeiras e fotos. Um abração a todos e parabéns.
Cesar

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo