Brincadeiras de rua

Brincadeiras de rua

Em um dia como o de hoje que completo mais um ano de vida paro e penso como foi minha infância. Penso como as crianças hoje em dia não podem ter a mesma oportunidade que tive de brincar nas ruas sem estar preocupado com a violência que assola o mundo nos dias de hoje.
Lembro de brincar de Taco, uma das minhas brincadeiras preferidas. Pegavamos 2 pedaços de madeira para fazer de tacos, as vezes pegavamos o cabo da enchada do nosso pai para usar. Claro que apanhavamos, nem precisa perguntar!

Juntavamos a esses dois “tacos” uma bola de borracha e duas “celas” que eram feitas de três pedaços de madeira unidas por um arame ou uma latinha mesmo.
Neste jogo as equipes são formadas por 2 integrantes cada ficando um de cada equipe junto a cada “cela”. Enquanto uma equipe está com o taco a outra fica com a bola. O objetivo do jogo é cruzar (ou bater) os tacos determinado número de vezes, a equipe que bater os tacos na quantidade primeiro ganha o jogo mas para isso tem que rebater a bola arremessada pela equipe adversária que tem o objetivo de derrubar a cela. Quando a cela é derrubada a equipe que está com a bola passa a ficar com o taco.

Mãe_da_Rua Mãe da Rua
Outra brincadeira que lembro muito e brincava sempre era Mãe da rua. Esta brincadeira era bem simples, era mais ou menos assim: As crianças têm que atravessar a rua pulando de um pé só, como um saci pererê e ao mesmo tempo tem que fugir da mãe da rua, que corre de forma normal com os dois pés. Quem for pego ajuda a mãe da rua a “pegar” os outros. O último a ser pego se torna a mãe da rua e a brincadeira começa de novo…

 

Passa Anél
Passa_AnelQuem nunca brincou de passa anél ??? Esta é uma brincadeira que as meninas adoram e é muito fácil de brincar também, só precisa de uma turma de amigos e de um anél. A criançada fica uma ao lado da outro, em pé ou sentadas, com as mãos unidas e esticadas para frente e uma fica de frente a elas com um anél entre as mãos. Esta criança passa com suas mãos dentro das mãos de todas as outras crianças e deixa cair o anél dentro das mãos de uma. Depois de ter passado ela pergunta pra qualquer criança, menos para que está com o anél é claro, – “Com quem está o anél ?”, se a criança acertar ela será a próxima a passar o anél, se erra paga uma prenda e a crinaça que está com o anél será a próxima a passar.

 

Morto_e_Vivo Morto e Vivo
É mais uma brincadeira em grupo que eu adorava porque riamos muito. A brincadeira em si é muito simples porém requer muita atenção para ser o vencedor.
Para iniciar é preciso escolher o mestre através de 2 ou 1, par ou ímpar ou qualquer outro método. O mestre é que vai ditar o ritmo da brincadeira falando Morto e Vivo. Quanto ele diz Morto todos devem abaixar e quando diz Vivo devem levantar e com o tempo vai aumentando a velocidade e fazendo sequencias para tentar confundir a criançada. Aquele que errar sai da brincadeira e o último que sobrar fica no lugar do mestre para a próxima rodada. Sempre dei boas risadas com esta brincadeira…

 

Quais brincadeiras de rua que vocês mais gostavam ??? Deixem seus comentários e vamos lembrar dos bons tempos e brincar com nossos filhos.

8 Comentários:

Marcus Aragão

Renato,

parabéns pelo seu aniversário e pelo ótimo artigo!

abraços,
Marcus

Blog Dos Velhinhos

@Marcus Aragão

Muito obrigado amigo e que bom que gostou do artigo.

Abraços.

kelly

é gostoso lembrar das brincadeiras. também brinquei muito na rua!

Lucia Martins

É filho ontem fiquei estarrecida com as noticias do Rio, e so falei com vc por telefone, mas estou aqui hoje para dizer tudo que disse ontem, muitos anos de vida, paz, saude e grandes realizações. Que pena que essas crianças de hoje ñ sabem msm brincar, a Net é sem duvida uma das grandes invenções do presente, mas esquecem o passado de tanta lições para nossas crianças tb, e pode traz muitas tristezas no presente e ninguém sabe o que trará no futuro, muitas de nossas atrocidades se aprende na net infelizmente.
Porque não dividir o tempo com antigas brincadeiras e com a net, a vida não perdia a sua escencia.
Paz no teu coração.
Te amooooooooooooo!

beatriz cm

Eu já brinquei muito de taco e vou bricar muito ainda pq sou criança

Blog Dos Velhinhos

@Beatriz cm,

Você nem faz idéia de como é bom ler isto. Criança brincando como criança me deixa muito feliz!
Obrigado pelo comentário e continue assim, brincando, vai ser muito mais feliz quando crescer!

J.Ricardo

Pena que hoje em dia não se tem mais segurança nas ruas para brincadeiras como essa, mas fica a recordação do meu tempo de garoto.
VALEU !!!!!!!!!!!!!!

Paulo Oliveira

Parabéns pelo blog, ajudou muito a relembrar minha infáncia e a realizar o trabalho de minha filhinha.

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo