Brincadeiras de Criança

Brincadeiras de Criança

Voltando a lembrar um pouco das brincadeiras que todos brincavamos quando criança, lembrei de mais algumas brincadeiras que nos fazia tão feliz.
Uma brincadeira que fazia a alegria da criançada em qualquer festinha e até na rua mesmo era a Dança das Cadeiras, Onde se fazia uma roda com cadeiras, sempre faltando uma em relação a quantidade de crianças. Coloca uma música bem animada para tocar e quando a música para é a hora do corre corre.


 

Todos devem se sentar e quem ficar em pé está fora da brincadeira. A brincadeira recomeça assim que uma das cadeiras é retirada e a música volta a tocar.
A brincadeira termina quando só sobrar uma cadeira e o último participante for eliminado.

Outra brincadeira muito divertida e popular nas ruas era Barra Manteiga que é uma brincadeira em equipe, onde deve-se formar duas equipes. Cada equipe terá um lado do “campo”. Os campos são separados por um espaço de alguns metros, onde os jogadores poderão correr.
Um jogador de cada time por vez vai até o outro campo, onde os jogadores da equipe adversária o espera com as palmas das mãos para cima. Este jogador bate na palma da mão de um dos membros da equipe adversária e sai correndo para o seu campo. Aquele que recebe o tapa na mão deve sair correndo atrás do adversário para tentar pegá-lo. Se este for apanhado antes de entrar em seu campo se junta a equipe do apanhador. A equipe que apanhar todos os membros da outra equipe vence.

Uma brincadeira que eu gostava muito é Rouba Bandeira, onde se Jogam duas equipes, cada um com seu campo e sua bandeirinha. No fundo de cada campo, coloque a bandeira da equipe, que pode ser qualquer objeto ou até mesmo uma pessoa. O Objetivo é roubar a bandeira da equipe adversária e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar, como uma esátua. Só pode sair se for "salvo" por alguém da sua própria equipe. Para isso um membro da equipe deve tocá-lo para liberar o movimento.
A equipe vencedora é aquela que capturar a bandeira adversária mais vezes.

 

Deixem seus comentários sobre estas e outras brincadeiras. Lembrando de mais algumas brincadeiras colocaremos nos próximos artigos.

6 Comentários:

Kelly

Eu adorava essas brincadeiras!

Gabriel

Como é gostoso lembrar dessas brincadeiras...
Hoje em dia a molecada tem que brincar mais umas com as outras e não só em computadores e video-games.

Parabéns pelo artigo. Adorei!

Anônimo

Olá!!!

Adorei rever essas brincadeiras e quero fazer um projeto na escola, sobre esse tema. Sou professora de Educação Física e trabalho também com Animação Infantil e sempre procuro colocar brincadeiras antigas! Elas fizeram parte da minha infância e quero repassá-las para meus alunos. Agradeço se puderem mandar mais idéias. Um abraço Sacha Baptista Gonçalves

Blog Dos Velhinhos

@ Sacha Baptista Gonçalves

Deixe seu e-mail para contato para que eu possa enviar alguns materiais que tenho a este respeito...

Obrigado pelo comentário, abraços.

Lucialiliu

Que legal ter encontrado este blog, estava procurando algumas brincadeiras de criança antiga, para trabalhar com os pequenos na escola integrada. Adorei. Uma que eu adorava e o Caracol. Parabéns pelo blog.

Lucialiliu

Que legal ter encontrado este blog, estava procurando algumas brincadeiras de criança antiga, para trabalhar com os pequenos na escola integrada. Adorei. Uma que eu adorava e o Caracol. Parabéns pelo blog.

Deixe seu Comentário

Seu comentário é muito importante.
Comente, opine, se expresse a vontade. Este espaço é todo seu!

Se quiser fazer contato por e-mail utilize nosso formulário para contato.

Espero que tenha gostado e que volte sempre!
Obrigado por sua visita.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nossos Amigos

Estatísticas

Artigos

acompanhe

Comentários

comente também

Seguidores

Siga no twitter

Assinantes

Assine também!

1386 Amigos

Siga no Facebook

  ©Blog dos Velhinhos - Todos os direitos reservados.
Design template by Blog dos Velhinhos | Topo